ATÉ QUANDO O MAL SE REPETE? UMA REVISÃO SOBRE ‘GRIPE ESPANHOLA’ E COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.426Palavras-chave:
Vírus da influenza A. Infecções por coronavírus. Pandemias. Brasil.Resumo
O Brasil esteve sujeito a diversas doenças emergentes, cujo controle tem relação direta com aspectos políticas e socioeconômicos. Nesta perspectiva, este estudo analisou, a nível nacional, as doenças responsáveis pela pandemia da “Gripe Espanhola” (1918) e pela pandemia do Novo Coronavírus (2019). Para isso, foi realizado uma revisão de literatura narrativa, com coleta dos dados realizada entre maio e outubro de 2020, nas bases de dados SciELO, PubMED, MedRXiv e Google Scholar. Sendo considerados estudos originais, disponíveis gratuitamente na íntegra, em português, inglês e espanhol. Foram encontrados 981 estudos, desses apenas 28 seguiram os critérios de inclusão e foram utilizados no corpus deste estudo. O surto epidemiológico de cada pandemia não teve origens especificas, mas apenas supostas teorias. No Brasil, tanto no século XX como no XXI, ambas pandemias estabeleceram um novo desafio a ciência, incorporando novas técnicas profiláticas e de tratamento, além das medidas de supressão implementadas para redução nas taxas de mortalidade. A implementação do isolamento social, a disseminação de informações sobre as medidas de prevenção e higiene foram contribuições do passado aplicadas na atual pandemia, no entanto, houveram erros cometidos em 1918 que se reproduziram atualmente, como a negligência do governo nacional e implementações de saúde tardias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.