Sobre a Revista

Foco e Escopo

É uma revista eletrônica organizada por Grupo de Educadores da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde, com o intuito de apresentar diferentes tipos de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento. O Centro CES/UFCG abrange na Unidade de Educação os cursos de Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia; na Unidade de Saúde; Farmácia, Nutrição e Unidade de Enfermagem, Curso de Pós-Graduação Lato-Senso em Educação e Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia. Considerando a diversidade de cursos e as possibilidades de pesquisas em áreas correlatas, surge a necessidade de criar este espaço para socializar pesquisas produzidas no âmbito local, nacional e internacional. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é divulgar e aprofundar o diálogo acadêmico proporcionando interações entre áreas interdisciplinares que envolvam a Educação, Ciência e a Saúde. A partir de 2014 a revista eletrônica “EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SAÚDE” passa a ser publicada semestralmente e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de editores e revisores constituído por investigadores de diferentes instituições.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados à revista devem ser inéditos. Não serão aceitos textos previamente publicados, inclusive em anais de eventos e servidores de preprints. Não serão aceitos textos que estão em avaliação simultânea em outro periódico. Plágio, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação, não são permitidos. A revista utiliza software para controle de plágio. 

Serão aceitos trabalhos redigidos em português, inglês e espanhol.


Para apresentação do artigo, utilizar a NBR 6022/2003 – Informação e Documentação – artigo em publicação periódica impressa – bem como as diretrizes expostas neste link

A revista “EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE” reserva-se o direito de efetuar a revisão de linguagem quando julgar necessária, para atender aos padrões da revista, sem alterar, a ideia do autor.

O trabalho recebido para publicação será encaminhado, sem identificação de autoria, ao julgamento de dois ou três especialistas-pareceristas, designados pelo Conselho Editorial da Revista.

O autor receberá os pareceres dos especialistas-pareceristas também sem identificação. Em caso de artigo com mais de um autor, um deles será notificado, via e-mail, sobre as modificações a serem efetuadas. Todavia, a revista “EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE” reserva-se o direito de recusar um artigo, caso o autor se recuse a efetuar as modificações sugeridas pelos especialistas. 

Serão considerados pelos especialistas-pareceristas, além das normas de publicação: atualidade e relevância do tema; originalidade; consistência científica e atendimento às normas éticas.

Uma vez aceito para publicação, não serão permitidas adições, supressões ou modificações do artigo.

Os conteúdos dos textos assinados são de responsabilidade dos seus/as autores/as.

 

Periodicidade

Periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os periódicos científicos são responsáveis pela divulgação dos resultados de estudos e pesquisas científicas, sendo fonte de informação e preservação do conhecimento.

A facilidade de acesso proporciona a grande aceitação dos periódicos científicos on-line pela comunidade científica e acadêmica. Cruz et. al (2003, p. 47 apud MENDONÇA; FACHIN; VARVAKIS, 2006) afirmam que: “o acesso, via Internet, a novos recursos informacionais, como hipertexto, hipermídia [...] tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais da informação”.

Para Silva, Pinheiro e Menezes (2005) as publicações periódicas eletrônicas possuem uma série de vantagens em relação às impressas, tanto para os editores como para o usuário final, pois facilita o acesso e disseminação do conhecimento produzido.

Fontes:

DUCATTI, Marcos Antonio et al. Elaboração de uma revista científica eletrônica da área de informática em saúde – RECIS. Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis/arquivos/1010.pdf. Acesso em: 17 mar. 2010.

MENDONÇA, Thais Carrier; FACHIN, Gleisy Regina Bóries; VARVAKIS, Gregório. Padronização de periódicos científicos on-line: estudo aplicado na área de biblioteconomia e ciência da informação. Informação e sociedade, João Pessoa, v. 16, n. 01, p. 179 – 191, jan/jun 2006.

RAMACCIOTTI, Angélica Santos; TAVARES, Elisabeth dos Santos. Criação e desenvolvimento de revista científica de acesso aberto em formato digital – o caso da revista paidéi@. Padéi@ - revista científica de educação a distância, v. 02, n. 02, dez. 2009.

Acesso livre.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

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Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde