DIAGNÓSTICO DO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE ITUIUTABA-MG: VISITA AO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA E FISIOLOGIA HUMANA (LANAF-UFU) COMO FERRAMENTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Laura Alves Ribeiro Oliveira, Carla Patrícia Bejo Wolkers

Resumo


O presente estudo avaliou os conhecimentos na área de anatomia humana, o índice de massa corpórea (IMC) e os hábitos alimentares de 134 estudantes da rede de educação básica do município de Ituiutaba-MG, promovendo uma visita ao Laboratório de Anatomia  e Fisiologia Humana (LANAF/UFU) (70 de escolas privadas e 64 de escolas públicas). Os resultados demonstraram que, em média, os estudantes encontram-se dentro da faixa de IMC considerada ideal e que os estudantes do gênero masculino possuem IMC mais elevado, independente da escola. Entretanto, foi observado que 31% dos estudantes das escolas privadas e 25% dos estudantes das escolas públicas estavam dentro da faixa de sobrepeso. Apenas 50% dos estudantes autorreferiram sua alimentação como saudável e foi observado um grande consumo diário de alimentos de alto nível calórico, açúcares e gorduras. Além disso foi observado que os estudantes possuem um conhecimento satisfatório acerca do corpo humano, com melhor desempenho de estudantes das escolas privadas e do gênero feminino. Concluindo, independente do conhecimento acerca do corpo humano e alimentação adequada, os estudantes apresentam hábitos alimentares pouco saudáveis, com indivíduos apresentando níveis preocupantes de sobrepeso e obesidade, reforçando a necessidade de ações visando uma melhoria nos hábitos de vida dentro das escolas.


Palavras-chave


anatomia humana; alimentação saudável; laboratório; índice de massa corpórea.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v6i2.238

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