EDUCAÇÃO E CÂNCER INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.627Palavras-chave:
Educação, câncer infantil, bibliometria, indicadores, pesquisas científicas.Resumo
O estudo que baseia este artigo faz parte do projeto de doutorado “Os quadrinhos no estudo sobre o câncer infantil: saberes e vivências de crianças em acompanhamento oncológico”e teve por objetivo identificar na literatura produções sobre educação e câncer infantil, visando coletar informações para o desenvolvimento de futuras ações educacionais em câncer infanto-juvenil bem como contribuir para a construção de um panorama sobre as lacunas e os avanços na produção científica da área. Utilizou-se a bibliometria como instrumento de análise para medir a atividade científica nesse campo temático. Para identificação dos estudos realizou-se uma busca na base Web of Science (WOS) com as palavras chaves Educational and “childhood cancer” (título and título) para todos os anos (1945 a 2023). Os dados foram analisados no software Vantage Point®. Foram levantados 52 títulos em 29 periódicos. Todos os títulos entraram na análise bibliométrica e foram analisados os 10 artigos mais citados. Observou-se a escassez de estudos sobre a temática, especialmente nacionais, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de pesquisas nesse sentido, uma vez que os resultados são essenciais para o desenvolvimento de intervenções que reduzem o abandono do tratamento possibilitando a cura e melhora na qualidade de vida das crianças em acompanhamento oncológico.
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