EDUCAÇÃO E CÂNCER INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Karleyla Fassarella Firmino Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Ana Margarida Ribeiro do Amaral Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Valeria da Silva Trajano Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.627

Palavras-chave:

Educação, câncer infantil, bibliometria, indicadores, pesquisas científicas.

Resumo

O estudo que baseia este artigo faz parte do projeto de doutorado “Os quadrinhos no estudo sobre o câncer infantil: saberes e vivências de crianças em acompanhamento oncológico”e teve por objetivo identificar na literatura produções sobre educação e câncer infantil, visando coletar informações para o desenvolvimento de futuras ações educacionais em câncer infanto-juvenil bem como contribuir para a construção de um panorama sobre as lacunas e  os avanços na produção científica da área. Utilizou-se a bibliometria como instrumento de análise para medir a atividade científica nesse campo temático. Para identificação dos estudos realizou-se uma busca na base Web of Science (WOS) com as palavras chaves Educational and “childhood cancer” (título and título) para todos os anos (1945 a 2023). Os dados foram analisados no software Vantage Point®. Foram levantados 52 títulos em 29 periódicos. Todos os títulos entraram na análise bibliométrica e foram analisados os 10 artigos mais citados. Observou-se a escassez de estudos sobre a temática, especialmente nacionais, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de pesquisas nesse sentido, uma vez que os resultados são essenciais para o desenvolvimento de intervenções que reduzem o abandono do tratamento possibilitando a cura e melhora na qualidade de vida das crianças em acompanhamento oncológico.

Biografia do Autor

  • Karleyla Fassarella Firmino, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
    Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde no IOC/FIOCRUZ. Possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG (2008) e graduação em Farmácia - Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998). Atualmente trabalha Instituto Nacional do Câncer - INCA/RJ no laboratório de Patologia Clínica na área de analises clinicas com a realização de exames e responsável pela coleta de sangue no ambulatório infantil .Tem experiência prévia na área de Laboratório Análises Clínicas com realização de exames, coleta de sangue, gerência e controle de qualidade; na área de Farmácia tem experiência prévia em Assistência Farmacêutica com ênfase em Saúde Pública. Possui experiência como docente ministrando as disciplinas de Farmacologia nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia; disciplinas de Psicofarmacologia, Psicofisiologia, Dependência Química no curso de Psicologia; e as disciplinas de Estágio supervisionado em saúde pública, Deontologia e Legislação farmacêutica, Concepção e História da farmácia no curso de Farmácia. Também tem formação em artes cênicas pela Casa Das Artes Laranjeiras (CAL), formação como roteirista pela Academia internacional de cinema (AIC) e é responsável pela produção de conteúdos digitais que unem saúde e arte no canal Instagram - @saudar_te. Na área artística já atuou em peças teatrais como atriz e ja escreveu três peças teatrais: "Fases da Lua" sobre as neuroses no universo feminino, "Ponto de Fuga" sobre o suicídio e "Borboletas" sobre novas escolhas de uma mulher aos 50 anos . A peça "Fases da Lua" já foi encenada e a autora também participou como atriz. As outras duas peças ainda não foram encenadas. No audiovisual já fez um curta metragem - Mar 8 - sobre depressão e está em fase de captação de recursos para um longa metragem documentário - Você é a mulher que você QC." , um filme sobre a mulher e seu lugar na sociedade . Na área artistica , Karleyla Fassarella Firmino, utiliza o nome artístico : Layla Fassarella. Por trabalhar diretamente com as crianças em tratamento oncológico , tem o sonho de escrever conteúdos educacionais para essas crianças diminuindo assim, o medo e o estigma da doença; e que esse conteúdo possa ser propagado no ensino formal e não formal de outras instituições oncológicas. Enfim, seu objetivo pessoal e profissional é unir as duas profissões : saúde e arte.
  • Ana Margarida Ribeiro do Amaral, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
    Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1996), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Simuliidae. Atualmente atua como analista no Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) do Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ, com desempenho de funções no âmbito da gestão científico-tecnológica (participa da organização de reuniões e eventos científicos; analisa editais de fomento à pesquisa e apoia: os processos de aplicação de editais; o registro e a atualização do cadastro e do sistema de informações de projetos de P&D do IOC; o monitoramento do desenvolvimento de projetos de P&D e de resultados obtidos com vistas a subsidiar a tomada de decisões e a identificar aqueles passíveis de patenteamento ou registro autoral). É membro da Câmara Técnica de Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.
  • Valeria da Silva Trajano, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
    Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1990), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Biologia Parasitária no Instituto Oswaldo Cruz (1998) e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação Em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz (2008). Docente I - da Secretaria do Estado de Educação (SEEDUC) do Estado do Rio de Janeiro, desde 1998. Técnica em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, desde 1987, lotada no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Coordenadora do curso de Pós Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde, desde 2010. Docente do Programa de Pós ? Graduação Stricto sensu Em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do Núcleo de Ensino em Ciências, Espiritualidade e Saúde. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino formal e Não formal em Biociências e Saúde, Ciência e Arte, Espiritualidade, Religiosidade e Praticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Downloads

Publicado

11-01-2025

Como Citar

EDUCAÇÃO E CÂNCER INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. (2025). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 11(2). https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.627

Artigos Semelhantes

1-10 de 137

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.