ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE FATORES DE RISCOS E PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.162Palavras-chave:
, Infecção da Ferida Cirúrgica, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Cirurgia Geral, Prevenção de Doenças.Resumo
As Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) são agravos que acometem pacientes que se submetem à algum procedimento operatório e representam 15 % das infecções hospitalares, podendo chegar a 60% durante período de interneção. Objetivou-se identificar na literatura fatores que predispõem a ocorrência de ISC em pacientes hospitalizados e caracterizar a produção científica nacional e internacional sobre o tema.Trata-se de uma revisão integrativa da literatura construída a partir de um levantamento de materiais bibliográficos no meio eletrônico nas bases de dados: BDENF; IBECS; LILACS; MEDLINE e SCIELO, realizada no mês de Junho de 2018 à Julho de 2018. Diversos são os fatores apontados como causadores da ISC, dentre estes estão os intrínsecos associados ao paciente e os extrínsecos associados ao ambiente e equipe multiprofissional. Achados encontrados nos estudos, apontam que a incidência global é de 3,4% em dados retirados de países desenvolvidos como os EUA, já em investigações feitas no Brasil no ano de 2017, a incidência nacional ocupa uma colocação de 3º lugar, nos dando um percentual de 14% a 16% encontrados em pacientes hospitalizados. Diante disso, concluímos que ao tomar medidas de controle simples essas infecções podem ser evitadas, para isso a enfermagem é primordial na atuação desse controle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.