EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Maria de Lourdes Carvalho, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado

Resumo


Introdução: A atuação do SUS no cuidado centrado no necessita da transformação, qualificação da atenção à saúde, processos formativos e práticas de educação na saúde. Objetivo: Verificar ações e estratégias em educação permanente em saúde em instituições brasileiras. Metodologia: Tratou-se de um estudo de revisão sistemática, onde foram incluídos estudos quantitativos, qualitativos, estudos de caso, relatos de experiências e estudos metodológicos, publicados entre 2017 e 2021. Resultados: Foram analisados 16 artigos. 62,5% de relatos de experiencias, 37,5% objetivou apresentar aplicação de métodos para implementação de ferramentas em saúde. Foi observado os estudos realizaram cursos ou encontros de grupos focais como principais estratégias direcionadas a equipe multiprofissional em 37,5% e a equipe de enfermagem, em 31,3%. Grande parte (62,5%) referiu melhorias nos processos de trabalho relacionadas as atuações e ao envolvimento do profissional, ainda 75,0% referiram a importância da EPS na estruturação do serviço e na construção coletiva dos processos assistências. Conclusão: Percebeu-se grande impacto das metodologias colaborativas na definição de ações efetivas, com utilização do Arco de Menezes. Dessa forma, fica evidente que a aplicação efetiva da PNEPS está relacionada ao envolvimento dos Núcleos de Educação e dos profissionais alvo.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, Profissionais de Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v10i1.521

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